Justificativa

Viva Escola Mais Saúde
Núcleo de Conhecimento:

CIENTÍFICO-CULTURAL: Investigação Científica

TÍTULO:

“Escola Mais Saúde”

Professora: Sueli Braganholi

Nº de Participantes: 35 ALUNOS

Justificativa:

Considerando que toda e qualquer atividade desenvolvida no âmbito escolar deve priorizar o aluno, a melhoria da sua qualidade de vida, promovendo novas aprendizagens, queremos com esse Atividade de Complementação Curricular desenvolver com nossos alunos uma nova possibilidade de aprendizagem, visando proporcionar-lhes conhecimentos práticos relativos à sua saúde e ao seu bem estar e paralelamente construir na escola um novo espaço pedagógico, a horta medicinal, beneficiando os alunos envolvidos no projeto, os demais alunos da escola, suas famílias e comunidade em geral.

Considerando ainda, que ao longo da história, o homem sempre buscou desvendar os mistérios dos usos das plantas com finalidade terapêutica, muitos conhecimentos foram se acumulando, porém, o que popularmente hoje conhecemos e usamos são fragmentos desse conhecimento cientificamente elaborado sobre a utilização das plantas com finalidade medicinal, podemos dizer que faz parte da nossa cultura oral.

Assim, buscamos a continuidade da construção pedagógica da horta medicinal pelos alunos do Projeto Escola Mais Saúde, bem como, desencadear os demais conhecimentos pertinentes a construção e manutenção da horta, a coleta adequada das plantas, as diversas formas de extração e utilização das mesmas e outros conhecimentos pertinentes.

Conteúdos:

Estruturantes:

-Organização dos seres vivos: Mecanismos Biológica-Biodiversidade.

Básicos:

- Anatomia, Morfologia e Fisiologia.

- Mecanismo de Desenvolvimento Embrionário.

- Mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos.

Específicos:

- Fisiologia e Morfologia Animal.

Objetivos:

Geral:

Conhecer as possibilidades de utilização das plantas presentes no meio ambiente para fins medicinais, estabelecendo a relação da utilização aos sistemas e órgãos do corpo humano.

Específicos:

Dar continuidade implementando com os alunos a horta com plantas medicinais

Possibilitar o conhecimento da experiência das gerações anteriores na aplicabilidade das plantas com fins medicinais.

Desenvolver observações, pesquisas e experiências relativas às dúvidas, curiosidades em relação às plantas medicinais.

Promover a prática da inter-transdisciplinaridade através da troca de conhecimento popular e científico a respeito das plantas medicinais

Socializar com a comunidade escolar e extra-escolar as diversas possibilidades de uso das plantas medicinais.

Encaminhamentos Metodológicos:

As atividades serão desenvolvidas nos eixos: manutenção e implementação da horta e pesquisa e preparo dos remédios, para tanto prevemos a seqüência de atividades abaixo relacionadas, lembrando que em função das necessidades surgidas no cotidiano do projeto as mesmas estão sujeitas a modificações:

- Trabalho de mobilização conceitual em relação ao tema eixo do projeto “Plantas Medicinais”;

- Manutenção e implementação da horta: espaço físico, coleta de sementes e mudas, plantio;

- Cuidados com as plantas na horta e paralelamente utilizar o registro em ficha contendo origem, indicação, modo de preparar e contra-indicação, modos de uso, cuidados, efeitos colaterais, bem como outros dados relevantes levantados pelo grupo, de cada planta;

- Desenvolver mecanismos de buscas de novos conhecimentos acerca das plantas medicinais e seu uso com finalidade terapêutica, utilizando vídeos, visitas a outras hortas, pesquisas em biblioteca, Internet, experimentos com as plantas e outros recursos, em todos os momentos do desenvolvimento do Projeto;

- Processamento da Plantas Medicinais, procedendo à manipulação/produção em laboratório: cataplasma, contusão, decocção, inalação, infusão, filtração, maceração, sucos, vinhos medicinais, tinturas, tisanas, torrefação, ungüento e pomadas, xarope. Lembrando sempre que a produção de medicamentos, mesmo que de forma artesanal, pode causar risco a saúde humana, portanto a escola não disponibilizará nenhuma de suas produções para uso dos alunos e/ou comunidade.

- Socialização de todos os conhecimentos desenvolvidos aos demais alunos e comunidade, que deverá acontecer parcialmente na Semana Recreativa, Cultural e Desportiva, Fera Com Ciência e integralmente no final do ano letivo.

Infra-estrutura:

HORTA, sala de aula, biblioteca, laboratório e sala de informática pertencentes ao Estabelecimento de Ensino. Poderá ainda utilizar outros espaços externos como Biblioteca Municipal, outras hortas medicinais, etc.

Resultados Esperados:

Espera-se que ao final do trabalho, os alunos tenham adquirido conhecimentos sobre o valor medicinal das plantas, identificando-as e sabendo os procedimentos adequados ao seu uso. E que os mesmos façam uso desse conhecimento para melhorar de forma saudável sua saúde e de seus familiares.

Critérios de Participação:


Poderão participar das Atividades somente alunos regularmente matriculados na Rede Pública Estadual.

Receitas para uma vida saúdavel

As pessoas recebem o precioso dom da saúde já ao nascer. Como nos primeiros anos de vida não temos idéia do quanto vale, tendemos a viver como se ela nunca fosse acabar. É nesse ponto que muitos de nós deixamos escapar esse valioso tesouro.

O corpo não foi feito para ser tratado de qualquer jeito: ele é regido por leis. Se obedecidas, o organismo nterá condições de fazer adequadamente o seu papel e o indivíduo poderá gozar de saúde.Se, porém, essas leis são ignoradas, a máquina humana começa a reclamar. Atendendo novamente aos seus reclamos, ela pode então voltar ao seu funcionamento harmônico. Mas se insistirmos em um estilo de vida em, desobediência às leis da saúde a máquina pode começar a ''quebrar''. Ainda assim, se recorrermos a profissionais gabaritado, e adotarmos um estilo de vida saudável, poderemos voltar a sentir as maravilhas de um bom estado de saúde.